Exposição “Chagas” (fotografias de José Arsénio), na BE da ESS

Exposição “Chagas” (fotografias de José Arsénio), na BE da ESS

Nas duas próximas semanas, estará patente na BE da Escola Secundária de Sampaio a exposição “Chagas” de José Arsénio, cedida pela Biblioteca Municipal de Sesimbra. Trata-se de “uma recolha fotográfica efectuada pelo fotógrafo José Arsénio entre os anos de 1998 e 2003, sobre as Festas Religiosas e Romarias e como as Gentes do Concelho de Sesimbra e do lugar da Atalaia as vivem.

Durante este longo período, o fotógrafo percorreu aldeias e lugares registando a importância destas manifestações populares muito participadas e vividas em comum que pressupõem trocas de vários níveis: cultural, lúdica e religiosa.

Esta recolha deu lugar em Maio de 2005 a uma publicação em livro de sua autoria intitulado: Imagens de fé – Gentes do Concelho de Sesimbra e a uma exposição de fotografias sobre o tema.” in https://bit.ly/2ZuSf9l

A exposição que apresentamos é parcial, constituída por apenas 19 fotografias, tendo em conta as limitações do espaço de que dispomos e foi montada pelo professor Roque Oliveira a quem muito agradecemos a disponibilidade.

A par da exposição, temos também uma pequena mostra bibliográfica e haverá ainda a possibilidade de projetar um registo vídeo da Festa do Senhor das Chagas produzido por António Proença e igualmente cedido pela Biblioteca Municipal.

Share