Exposição “Chagas” (fotografias de José Arsénio), na BE da ESS

Nas duas próximas semanas, estará patente na BE da Escola Secundária de Sampaio a exposição “Chagas” de José Arsénio, cedida pela Biblioteca Municipal de Sesimbra. Trata-se de “uma recolha fotográfica efectuada pelo fotógrafo José Arsénio entre os anos de 1998 e 2003, sobre as Festas Religiosas e Romarias e como as Gentes do Concelho de Sesimbra e do lugar da Atalaia as vivem.

Durante este longo período, o fotógrafo percorreu aldeias e lugares registando a importância destas manifestações populares muito participadas e vividas em comum que pressupõem trocas de vários níveis: cultural, lúdica e religiosa.

Esta recolha deu lugar em Maio de 2005 a uma publicação em livro de sua autoria intitulado: Imagens de fé – Gentes do Concelho de Sesimbra e a uma exposição de fotografias sobre o tema.” in https://bit.ly/2ZuSf9l

A exposição que apresentamos é parcial, constituída por apenas 19 fotografias, tendo em conta as limitações do espaço de que dispomos e foi montada pelo professor Roque Oliveira a quem muito agradecemos a disponibilidade.

A par da exposição, temos também uma pequena mostra bibliográfica e haverá ainda a possibilidade de projetar um registo vídeo da Festa do Senhor das Chagas produzido por António Proença e igualmente cedido pela Biblioteca Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.