Encontro com Ana Luísa Amaral

Hoje, dia 7 de abril, pelas 11h, teve lugar o encontro em linha com Ana Luísa Amaral. Assistiram a este encontro os alunos de quatro turmas do 12º ano e alguns professores. Foram quase duas horas de conversa. Ana Luísa Amaral que, no texto introdutório do único romance que escreveu, confessa que “só [é] capaz de falar em poema” e assume-se como poeta embora também seja autora de ensaios, livros infantis e até de uma peça de teatro. É a poesia que, desde menina, a acompanha.

Ana Luísa Amaral, ao longo da conversa, leu alguns dos seus poemas, alguns deles ainda inéditos, e começou logo por fazer uma declaração de amor pela língua portuguesa que, na sua opinião, é “a mais bela do mundo”.

Respondendo às perguntas dos alunos, disse que nunca se sentiu bloqueada na escrita apesar de, no último ano ter escrito menos do que é habitual, pois gosta de escrever sentada à mesa dos cafés. Impedida pelas circunstâncias que nos têm limitado de há um ano para cá, tem-se dedicado mais à tradução e, em particular, da poesia de Louise Glück, vencedora do Prémio Nobel de Literatura em 2020.

Foi um prazer e um privilégio!

Deixamos aqui algumas ligações que podem servir de introdução ao universo da escritora / poeta:

Ler as primeiras páginas do romance Ara

Ler alguns poemas de Ágora

Ler alguns poemas de What’s in a name (entre eles, “Matar é fácil”, lido pela poeta no encontro)

Ler algumas páginas de Como tu (livro para crianças)

Ler alguns poemas da antologia Inversos

Ler e ouvir dez poemas lidos pela própria

Ver e ouvir uma conversa com Ana Luísa Amaral no âmbito do LeV-Literatura em Viagem

E alguns vídeos selecionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *