Comemoração do centenário de José Saramago

José de Sousa Saramago foi um escritor português. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

Nascimento: 16 de novembro de 1922, Azinhaga.

Falecimento: 18 de junho de 2010, Tías, Espanha.

O Nobel da Literatura nasceu a 16 de novembro de 1922, e exatamente um ano antes, e durante (pelo menos) um ano inteiro, o seu centenário será assinalado com um programa vastíssimo, diversificado e em vários países, com natural destaque para Portugal, Espanha e Brasil. A organização dessas comemorações tem no centro, como é natural, a Fundação José Saramago, e tem como comissário Carlos Reis, especialista na sua obra.

Celebrar um escritor é promover a sua obra, reforçar os movimentos de receção que ela potencia, olhar e antecipar o futuro da sua leitura. Esse futuro, está nos jovens, ou seja, naqueles que, já agora e nas próximas décadas, são e hão de ser leitores de José Saramago.

Na Azinhaga, a aldeia ribatejana onde o escritor nasceu, dia 16 de novembro de 2021, será plantada uma árvore, a 99.ª de uma centena de oliveiras que a Fundação José Saramago decidiu plantar na localidade ao longo dos últimos dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.