Plataformas de Aprendizagem – PICCLE e MILD

Estas plataformas privilegiam a literacia digital e destinam-se ao ensino – aprendizagem dos alunos de faixas etárias mais elevadas, 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que com o apoio e supervisão dos seus docentes, conseguem potenciar processos de ensino mais dinâmicos e interativos, tornando as aprendizagens mais apelativas e motivadoras.

Devemos promover a divulgação destas plataformas, pois pensamos que a maioria dos docentes ainda não tem conhecimento da sua existência. A plataforma PICCLE dispõe de vários recursos e propostas de atividades para os docentes utilizarem durante a sua prática letiva, enquanto a plataforma MILD deve ser dada a conhecer aos alunos, no sentido de funcionar como uma grande ajuda para o uso da internet e das redes digitais.

MILDMANUAL DE INSTRUÇÕES PARA A LITERACIA DIGITAL

É uma plataforma digital que ajuda os jovens a usar a Internet e as redes digitais de uma forma mais informada, consciente, crítica e segura. Apresenta um conjunto de recursos e atividades nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais, organizados em oito áreas de literacia, que podem ser usados em contexto formal ou informal de aprendizagem, na sala de aula, na biblioteca escolar ou de forma autónoma pelos jovens.

PICCLEPLANO DE INTERVENÇÃO CIDADÃOS COMPETENTES EM LEITURA E ESCRITA

Esta plataforma possibilita a facilitação do desenvolvimento das competências da leitura e da escrita, através do desenvolvimento de competências digitais e potencia a utilização de diversas ferramentas digitais. Esta plataforma oferece dezenas de recursos, propostas de atividades, bem como modelos teóricos, estudos e projetos de intervenção, escolhidos e apresentados por um grupo de especialistas com trabalho e mérito reconhecido em cinco áreas centrais no cruzamento das literacias: Leitura, Escrita, Media, Informação e Digital. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.