A história dos reis magos é uma narrativa bíblica e desenrola-se a partir do nascimento de Jesus em Belém. Uma estrela no céu atraiu a atenção de três magos, que foram guiados até ao local onde se encontrava um recém-nascido. Quando encontraram Jesus, imediatamente lhe prestaram culto e em seguida, entregaram-lhe três presentes: ouro, incenso e mirra.
De onde eram os Reis Magos?
Não existem evidências seguras para sustentar qualquer conclusão. Na Bíblia, é narrado que os magos vinham do Oriente, portanto, podemos concluir que eles vieram de regiões a leste da Palestina. Um documento escrito por um monge em meados do século VII, chamado Beda, o Venerável, menciona os locais de origem dos magos. Estes locais são: Ur, na terra dos Caldeus, para o caso de Melchior (também conhecido como Belchior); regiões próximas do Mar Cáspio para Gaspar, e proximidades do Golfo Pérsico para Baltasar. Assim, segundo esse relato, os magos são originários da Babilónia, Pérsia e Arábia.
Existem restos mortais dos reis magos, estão localizados na Catedral de Colónia, na Alemanha. Esses restos mortais são tratados dentro do catolicismo como relíquias sagradas. Estudos realizados muito recentemente sugerem que as ossadas presentes no relicário são referentes a três homens, um jovem, um de meia-idade e um idoso.
O Dia de Reis é celebrado no dia 6 de janeiro, data em que supostamente, os reis chegaram junto do menino Jesus.
