Semana da Terra e Global Action Day

Na EB da Cotovia comemoramos a Semana da Terra e realizamos muitas atividades, respondendo assim aos 5 desafios com enfoque, na proteção da Biodiversidade Global.

Assim, o desafio “Mergulho na Natureza” foi cumprido pelos alunos do pré-escolar, do 1º e do 2º ano, que observaram o espaço exterior (recreios, cantinho da natureza e canteiros) em busca de animais e/ou plantas existentes no local. Fotografaram os animais e /ou plantas para posterior publicação. Esta atividade teve como objetivo sensibilizar os alunos para observarem a natureza circundante e descobrirem animais e/ou plantas que existem no local. A par disso, também se está a fazer a cultura de bicho da seda.

Os desafio “Detetives da Natureza” e “Vida em Perigo” foram realizados pelos alunos das duas turmas do 3º ano, que pesquisaram sobre animais e plantas autóctones da região de Sesimbra e Serra da Arrábida.

Os alunos do 3º EC fizeram uma pesquisa sobre os animais e plantas autóctones da região de Sesimbra e Serra da Arrábida, sendo que se trata de uma zona protegida.

Em  seguida, em trabalho de pares, construíram histórias digitais através do Story Jumper, onde relatam as características dos animais e plantas pesquisadas.

Por fim, partilharam as aprendizagens efetuadas através de uma exposição realizada no átrio da escola .

Os alunos do 3º FC realizaram uma pesquisa sobre os animais autóctones da região de Sesimbra e da Serra da Arrábida;

Em seguida, classificaram-nos  relatando as características dos referidos animais e utilizaram as siglas: EX (extinto); EW (extinto da natureza); CR (criticamente ameaçado); EN ( ameaçado); VU (vulnerável); NT (quase ameaçado); LC (pouco preocupante) .

Por fim, através da expressão plástica, fizeram o desenho do animal selecionado e partilharam as aprendizagens realizadas numa exposição conjunta no átrio da escola.

Os alunos do 4º ano, por sua vez, fizeram uma pesquisa sobre rótulos ambientais como forma de consciencialização para a compra e seleção de produtos amigos do ambiente., como resposta ao desfio “Rótulos a Procurar“.

Com as pesquisas efetuadas, organizaram a informação recolhida num cartaz, para posterior exposição no placard “Cotovia Verde”.

Por fim, e para acabar em beleza e harmonia, comemoramos o Global Action Day no Dia da Terra, numa Festa Verde!

Todos os alunos da escola, desde o Pré-escolar até ao 4º ano, participaram numa sessão de relaxamento, realizada por anos de escolaridade, para celebrar o Dia da Terra, em harmonia com o Planeta, após uma Semana da Terra com imensas atividades.

Foi pedido aos alunos para trazerem pelo menos uma peça de roupa verde.
Uma vez que as condições atmosféricas não permitiram sair da escola, as sessões foram realizadas no polivalente.
No final, foi-lhes solicitado que exprimissem as emoções que sentiram durante a sessão e durante a Semana da Terra.
Escreveram essas emoções na “folha das emoções” que serviu posteriormente para construir o Planeta da Festa Verde.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.