No dia 18 de Março, decorreu a votação das propostas do Orçamento Participativo da Escola 2024. Após a contabilização dos votos verificaram-se os seguintes resultados:
Na Escola Secundária de Sampaio, concluído o trabalho de apuramento de votos, foi declarada vencedora a Proposta C - Rádio Escolar Inclusiva - com 66% dos votos.
Esta proposta, da responsabilidade de duas alunas do 12º ano, consiste na criação de uma Rádio Escolar, que tem como objetivo principal criar um espaço dinâmico e interativo dentro da comunidade escolar, promovendo a troca de ideias, informação e entretenimento principalmente entre alunos, mas com contributos de professores, funcionários e pais. Pretende-se estimular a comunicação, criatividade e expressão dos alunos, fortalecer o sentido de comunidade escolar, promover a integração entre diferentes membros da comunidade escolar, oferecer um canal de comunicação eficaz para divulgar eventos e informações relevantes, bem como contribuir para o desenvolvimento de técnicas de produção de conteúdo e técnicas de rádio.
Na Escola Básica do Castelo, concluído o trabalho de apuramento de votos, foi declarada vencedora a Proposta B - "Coisas Fixes para a Escola Tchanan” - com 53% dos votos.
Esta proposta da responsabilidade da turma 8ºA, pretende melhorar o espaço e os recursos escolares, através da aquisição de calculadoras, bem como da pintura das portas das salas de aula, com alusões às disciplinas que aí funcionam e com temas que aludam à amizade, inclusão, solidariedade e cooperação.